segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

“Nasceu a nova Carta Geológica de Portugal”

"A nova Carta Geológica de Portugal identifica as zonas de risco e detecta as falhas que podem fazer a Terra tremer.
A Carta Geológica de Portugal que os investigadores utilizavam possuía 42 anos e foi ultrapassada pelas novas tecnologias. A nova Carta Geológica descreve todas as rochas existentes de Norte a Sul do país e apresenta também a «geologia das ilhas», disse à TSF Tomás de Oliveira, o investigador do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) que elaborou a nova carta. Uma das funções desta carta é descobrir as zonas de risco e detectar as falhas que podem fazer a Terra tremer, acrescentou.
A nova Carta Geológica, à escala de um para um milhão, vem ajudar também na descoberta de recursos naturais, como a extracção de água bem como no Ordenamento do Território."

Pode consultar: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1671951&tag=geologia

Reflexão
Hoje em dia fala-se pouco da Geologia, mas esta, está presente em quase tudo que nos rodeia. O texto acima referenciado aborda a “Carta Geológica “, em que esta permite realizar uma descrição Geográfica de todo Portugal desde do Norte até ao Sul do país.
A “Carta Geológica” fornece-nos muitas informações importantes para o nosso bem-estar físico, psicológico e social no território Nacional, uma vez que esta consegue identificar as zonas de risco e detecta as falhas que podem fazer tremer a terra.
Deste modo, concluímos a reflexão proferindo que as “Cartas Geológicas” são precisas e necessárias para um bom desenvolvimento do País.   

Sem comentários:

Enviar um comentário